Close
Close

No products in the cart.

Caminho de Santiago

Caminho de Santiago

Portugueses à descoberta de Portugal

Este é um tema cada vez mais em voga. Pelo menos desde que ouvimos falar em crise.

Parece que fica bem…

O caminho português para santiago de Compostela, tem tido nos anos mais recentes, um acréscimo de frequentadores, no mínimo, assinalável.

Na sua grande maioria turistas estrangeiros, que optam invariavelmente pelo caminho da costa, a partir da cidade do Porto até Caminha, em que a maior parte do percurso é feita nos passadiços costeiros.

Já os portugueses (poucos), costumam optar pelo caminho de Braga até Valença, com um roteiro mais histórico.

Temos também um caminho vindo de chaves e outro através do Gerês e por Ourense, e muitos outros que invariavelmente se vão encontrando ao longo dos seus percursos.

A verdade é que qualquer um é deslumbrante.

Pessoalmente, já fiz o percurso até Santiago umas 5 ou 6 vezes, com mais ou menos percalços, e sempre por caminhos diferentes. O que mais gostei, na altura foi o do Gerês, através da geira romana até Ourense e daqui para Compostela (como não poderia deixar de ser). Sempre no Inverno, que quera quando tinha tempo para estas andanças. Com chuva e neve, e todo o género de intempéries possíveis, e nunca deixei de ficar maravilhado.

Apesar de ainda estar um pouco “mal-equipado”, no que toca a albergues, pit-stops, restauração, sinalética e afins, pelo menos comparativamente com Espanha e França. Uma, senão a única, queixa dos estrangeiros que embarcam nesta aventura. Os nossos caminhos estão perfeitamente “fazíveis” para quem quer que seja, principalmente se falar a nossa língua, todas estas dificuldades serão facilmente ultrapassáveis.

Recomenda-se. É lindo, é barato, é saudável, é nosso.

Não deixe que sejam apenas os estrangeiros a perceber isto.

Atirem-se à estrada!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Close