Close
Close

No products in the cart.

Rio Frades – Abril’18

Rio Frades – Abril’18

Rio Frades Abril’18

Este mês “retomámos” o Frades.

Depois de quase 1 ano de interregno, opcional, por causa dos incêndios.

A última vez que lá tínhamos ido, estava desolador.  Aquele rio magnifico, com a sua água translúcida e reluzente, devido às pirites acumuladas no fundo, mais fazia lembrar uns poços de carvão. Lembro-me perfeitamente desse dia, ficámos todos com o “coração nas mãos”, parecia que tinham acabado de matar o nosso melhor amigo! E quase que o fizeram. Mas a natureza tem um poder de regeneração inacreditável, e passado 2 anos dos grandes incêndios daquela zona, o Rio voltou à sua plenitude (quase) total.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A Câmara aproveitou e lá fez umas “obrazitas” no percurso e restaurou o túnel da mina que habitualmente utilizamos para sair. Para nós, perdeu um pouco a graça, agora já ninguém tropeça nos buracos nem bate com a cabeça no teto….

Este é um percurso que atravessa as antigas minas de volfrâmio que alimentaram as potências durante a 2º grande guerra, e que permitiu a Salazar manter um posicionamento neutro(?) até se decidir a alinhar pelos vencedores. É um sitio lindo que decididamente vale a pena conhecer e ser explorado. Toda a história e paisagem são arrepiantes. Recomenda-se.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Close